Diante de um mercado tão competitivo, manter uma empresa em constante crescimento não é uma tarefa tão fácil. No caminho do desenvolvimento, a tecnologia pode ser uma excelente aliada da empresa de saúde ocupacional. Tanto para a organização do ambiente, quanto para a realização das atividades pelos colaboradores e, principalmente, para a gestão.

Entre as ferramentas mais utilizadas para favorecer os processos de uma gestão eficaz, estão a virtualização de dados, as informações em nuvem, aplicativos e, o mais comum, os softwares. Contudo, é preciso ressaltar que cabe à empresa e, principalmente aos seus gestores, a busca pela inovação e fazer o melhor uso delas.

Você, na sua empresa de saúde ocupacional, como tem buscado informações sobre essas tecnologias? Como está esse processo dentro da sua empresa? Para facilitar essa busca, elaboramos este artigo a fim de esclarecer a importância da tecnologia, de maneira fácil e ágil. Confira!

A tecnologia na gestão da sua empresa de saúde ocupacional

Já não é novidade que o mundo está cada vez mais digital, tecnológico. As redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas são os melhores exemplos. Mas, eles não são os únicos. Existem diversas ferramentas tecnológicas que podem revolucionar o âmbito organizacional.

E, por incrível que possa parecer, ainda que o número de adeptos às ferramentas tecnológicas cresça diariamente, ainda existem pessoas que preferem se acomodar e permanecer nos antigos modelos de comunicação, interação, organização e tecnologia. Parece estranho, não é!?

Pois é, o problema é que esta resistência ao novo em empresas pode deixar áreas improdutivas e retrógradas. Você já pensou nisso? E mais, ao ser gestor de uma empresa, é preciso ter a visão de inovação. Isto é, ser um gestor analógico, tradicional e distante da realidade digital tem deixado muitas empresas com menos oportunidades no mercado de trabalho e, inclusive, perdendo profissionais com grande capacidade.

Por isso, a tecnologia tem sido uma grande mola propulsora do crescimento para diversas empresas. No segmento da saúde ocupacional, por exemplo, os softwares têm se destacado, pois só eles conseguem garantir maior produtividade da equipe, confiabilidade das informações, segurança da informação, agilidade, centralização dos documentos, laudos e, como consequência, maior organização.

Você também ficou curioso para saber como o software pode ajudar nisso? Confira!

Crescimento de clínicas de saúde ocupacional1. Qualifique seu tempo e suas tarefas

Não é sempre que se encontra a possibilidade de ter na empresa de saúde ocupacional uma ferramenta pensada para as tarefas diárias. Isso porque elas são muito específicas, concordam? São agendamentos, laudos, exames, consultas a documentos arquivados, entre tantas atividades.

Para qualificar o tempo nas realizações destas tarefas, um software para gestão seria o ideal. Com essa opção, administrar o tempo de cada funcionário na Clínica, por exemplo, se tornaria muito mais fácil.  A complexidade de encontrar o melhor horário para ele poderá ser resolvida quando, de forma automática, o software sincroniza os horários em que o médico do trabalho está na empresa, em que o funcionário terá que fazer um exame externo e o tempo que o funcionário poderá permanecer no local.

Ou seja, a tecnologia pensada torna o dia do colaborador responsável pela agenda muito mais produtivo, qualificando a tarefa e o tempo.

2. Facilite o controle do fluxo de informações

Para uma gestão eficiente da empresa de saúde ocupacional, ter o controle do negócio como um todo é fundamental, principalmente, das informações que ajudarão nas tomadas de decisões. Além disso, sabemos que todo profissional e, principalmente os gestores e proprietários, têm dias tumultuados, repletos de demandas, o que torna a filtragem das informações muito mais difícil.

Para melhorar o controle do fluxo de informações, a melhor alternativa é o uso da tecnologia. Com ela, é possível priorizar as demandas com urgência e analisar o que tem menos relevância para o momento. Outra opção que a tecnologia ou um software pode oferecer é que as informações externas, como fornecedores, empresas parceiras e respostas aos clientes recebam a importância observada pelo gestor ou colaborador. É mais uma forma de melhorar todo o processo e manter-se qualificado no mercado de trabalho.

3. Analise dados e reduza os erros operacionais

A automatização dos atestados, laudos, exames e documentos da empresa prestadora de serviços de saúde ocupacional facilita, para a gestão da empresa, entender o andamento das suas estratégias, analisar o comportamento dos clientes e de dados de forma 100% confiável.

Nesse sentido, a tecnologia previne ações sem base nos dados e até mesmo projeções infundadas. Ou seja, analisando esses dados, os erros operacionais da empresa se tornam muito menores, trazendo mais crescimento à empresa.

4. Possibilidade de consulta online (home office)

Um software programado para atender as necessidades de uma empresa prestadora de serviços de saúde ocupacional pode ter o armazenamento online. Popularmente, é conhecido no mundo da tecnologia como nuvem.

Assim, mesmo estando fora da empresa, em casa, exemplo, o proprietário, gestor ou colaborador da empresa, poderá consultar todas as informações necessárias. Aliás, o acesso ocorre de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem a necessidade de instalação de programas.

5. Melhore o atendimento ao cliente

Todo o trabalho de uma empresa que prioriza o seu desenvolvimento tem foco no cliente. E melhorar esse atendimento é uma constante. Para facilitar esse processo, a tecnologia é uma grande aliada.

Um software facilita que as informações sobre um cliente ou funcionário sejam encontradas de maneira mais fácil e ágil, já que centraliza os dados. Então, quando o colaborador estiver em uma ligação com o cliente, conseguirá informar todos os dados, sem o cliente esperar.

Esse é um diferencial, visto que uma empresa prestadora de serviços de saúde ocupacional possui muitos clientes e estes necessitam de um cadastro que contém diversas informações.

6. Aumente a produtividade e diminua os custos

Sempre que falamos sobre tecnologia para quem ainda não entende muito do assunto, o que mais preocupa é o custo. Geralmente, essas pessoas aliam os benefícios de um software a um aumento de custos. Mas isso não é verdade.

Podemos comprovar que com todas as vantagens que um software oferece, o investimento se reverte a curto prazo. Primeiro porque a produtividade da equipe aumenta muito. Com a organização e a centralização das informações, o tempo de busca pelos dados diminui drasticamente. Isso permite à equipe maior atenção a outros fatores que antes eram deixados de lado.

Além disso, por meio da automatização dos processos é possível evitar gastos com mão de obra terceirizada e horas extras.

E então, gostou desse artigo sobre a importância da tecnologia na sua empresa de saúde ocupacional? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então acesse nossos conteúdos no blog do Madu e sucesso!

Entre em contato

Preencha os campos abaixo que responderemos o mais breve possível.

Nome
E-mail
Empresa
Telefone
Estado
Cidade
Cargo
Mensagem
 
 

You have Successfully Subscribed!